Breve explicação sobre a Proclamação da República

Proclamação da República, que aconteceu em 15 de nodembro de 1889, é comemorada nesta terça-feira

Proclamação da República (1893), de Benedito Calixto (1853-1927). Acervo da Pinacoteca de São Paulo

Filipe Matoso

Como hoje é feriado, vamos explicar o que foi a proclamação, o momento político vivido no Brasil na época e como se concretizou. O texto foi retirado da internet (site: www.suapesquisa.com/historiadobrasil).

- Introdução

No fim da década de 1880, a monarquia brasileira estava em uma situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessária a implantação de uma nova forma de governo, que tivesse a capacidade de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

- Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada por meio de algumas questões:

- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, o que provocou um descontentamento na Igreja Católica;

- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

- A classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) crescia nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

- Falta de apoio dos proprietários rurais – principalmente dos cafeicultores da região do oeste paulista -, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador encontrava-se enfraquecido e frágil. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

- A Proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e o presidente. Na noite deste dia, o marechal assinou o manifesto que proclamou a República no Brasil e instalou um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira e Deodoro da Fonseca assumiu provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo por meio de eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Até a próxima!

About these ads

Publicado em 15/11/2011, em Política e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: