Orlando Silva e os problemas no Ministério do Esporte

Acusações feitas por policial militar do DF sugerem que há esquemas de corrupção na pasta

Filipe Matoso

Desde o início da semana o clima está tenso em Brasília. Denúncias feitas pela revista Veja (Editora Abril) e pelo Fantástico (TV Globo) mostraram supostos esquemas de desvio de verba no Ministério do Esporte, chefiado por Orlando Silva Júnior (PC do B). Bem, o que temos até agora? O policial militar João Dias acusa o ministro de participar de atitudes ilícitas que o fariam enriquecer ilegalmente por meio do programa Segundo Tempo. No entanto, o político nega as acusações e diz que irá até o fim na Justiça para que as pessoas responsáveis pela denúncias sofram consequências judiciais.

Orlando Silva já deu explicações no Congresso Nacional, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, e reafirmou que não surgirão provas contra ele. Já o policial diz que no momento certo os documentos que comprovam o esquema de corrupção irão aparecer.

Portanto, há até o momento uma pessoa que acusa o ministro de participar do esquema e Orlando, que responde ao dizer que não está envolvido. Para o blog, ainda não há muito o que falar. Se for comprovado o envolvimento do ministro, ele terá de deixar o ministério o quanto antes. No entanto, a obrigação de apresentar provas é de quem acusa. Portanto, enquanto os tais documentos não forem apresentados, fica difícil termos uma posição definida sobre o assunto.

Orlando Silva/ foto: Exame.com

Acreditamos que o ministro deve ser ouvido, o policial militar também e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz(PT), então ministro do Esporte quando os problemas supostamente teriam começado. Fato é que essa história ainda está confusa. O governador não está no país, pois viajou à Suiça na terça-feira (18/10) e retorna ao Brasil na sexta-feira (21/10). Ele foi à capital Zurique, pois a entidade responsável pelo futebol mundial, a FIFA, fará anúncios ligados às copas das Confederações e do Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente, que acontecem no Brasil.

Portanto, ainda não há um rumo certo para definirmos nossa posição. Há denúncias, defesa, mas não há provas, pelo menos por agora. Não sabemos. Por enquanto, temos de aguardar e ver o que surge de concreto nesse caso.

Confira na íntegra a nota enviada pelo Governo do Distrito Federal sobre o caso:

Em relação à reportagem divulgada pela revista Veja, temos a esclarecer:

Durante a gestão no Ministério do Esporte, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, jamais participou de processos para transferência de recursos públicos para “ONGs amigas”, como supõe, de forma inconsistente, a reportagem. Na gestão Agnelo, o Ministério do Esporte serviu apenas a interesses públicos, razão pela qual é irresponsável e criminosa a especulação de que o órgão se prestava a práticas ilícitas. 

O Ministério do Esporte tomou medidas duras para apurar convênios na época que apresentaram indícios de irregularidades. Todos os atos da gestão de Agnelo Queiroz no ministério foram realizados com base nos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e economicidade. 

A passagem de Agnelo pelo Ministério do Esporte e sua convivência partidária com o PCdoB não oferecem fatos que mereçam censura ética ou legal.
Saiba mais:

G1 Política: PGR diz que pedirá ao STF inquérito para investigar Orlando Silva, Policial que acusou Orlando Silva depõe na Polícia Federal

Folha Poder: Para tucano, acusação contra delator é ‘confissão de culpa’, Patrimônio de policial delator inclui casa, academias e carros

Correio Braziliense: Orlando Silva diz que AGU irá processar o PM e o motorista que o acusaram , Oposição aprova convite para ouvir PM que acusou ministro

Estadão: Ministro do Esporte diz que recebeu policial a pedido de AgneloTemer nega que denúncias partiram do PT e do PMDB

About these ads

Publicado em 19/10/2011, em Política e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: